Hey ladies, Tarsis por aqui de novo. Como vocês estão?
Hoje queria falar um pouquinho sobre a tão importante conexão pais x bebês que é incrível e essencial para que a criança tenha um desenvolvimento saudável.
Estamos em uma época que se estuda e se fala muito sobre educação positiva, ansiedade, traumas de infância e por aí vai, então nada mais pertinente que também entrarmos no assunto sobre vínculos e como podemos fortalecê-los.
1. Estebeleça Contato Visual
O mais legal aqui, é que todos esses laços são construídos diariamente em momentos simples com o seu baby, como na hora da refeição por exemplo. Então eu trouxe aqui algumas dicas para criar conexões ainda mais fortes e especiais entre você e seu filhote.
Seja no momento de trocar a fralda, colocar para dormir, ou qualquer outro momento de cuidado, mantenha o contato visual com seu bebê para ajudar a criar uma conexão emocional, fazendo-o se sentir amado e seguro, além de contribuir para o futuro desenvolvimento social do baby. E aqui vale, além do contato visual, falar com o bebê, descrever o que você está fazendo, por exemplo, é uma ótima opção para deixar a criança se sentir ainda mais segura.
2. Hora do Banho
Aqui é legal usar o momento para cantar e brincar com o bebê na água, fazer do banho um ritual divertido! E depois que ele estiver bem quentinho enrolado na toalha de banho com capuz, você pode estender com uma massagem suave enquanto passa um óleo hidratante que vai ajudar a fortalecer o vínculo por meio do toque carinhoso.
3. Alimentação
Seja amamentando ou dando mamadeira, aproveite esse momento para manter um contato mais próximo, cantando canções de ninar e fazendo um carinho no bebê. Aqui é legal que você esteja em um ambiente tranquilo, sem distrações.
4. Hora da Historinha
Em mais um momento de diversão, aqui é muito legal você criar uma rotina especial. Comece escolhendo um lugar aconchegante da casa e uma historinha para ler, prefira livros com figuras coloridas, use diferentes tons de voz ao ler. E para deixar ainda mais divertido, dê vida aos personagens da historinha com bonecos de pano e bichinhos.
5. Converse
Esse tópico eu deixei por último de propósito porque isso foi uma coisa que minha mãe sempre fez comigo e ela sempre me lembra disso hahaha.
Mesmo quando eu era bebê, ela diz que sempre conversou comigo como se eu já fosse “grande”, porque é o jeito dela, ela não usava “voz de bebê” e ela também sempre trazia assuntos diversos e me respeitava como sendo outro ser.
E não, eu não estou falando para você fazer exatamente isso com seu baby. O que quero você entenda aqui, é que minha mãe foi ela mesma, ela não mudou o seu jeito de se comunicar para falar comigo e essa autenticidade no relacionamento pais e filhos faz toda a diferença no fortalecimento do vínculo.
Essas pequenas ações diárias podem parecer muito simples, mas são muito poderosas na construção de um forte vínculo amoroso com seu filho. Seja autêntica, siga seu instinto e aproveite cada momento, o grande segredo do vínculo entre pais e filhos está no carinho e amor que você coloca em cada interação.
Espero que essas dicas inspirem e ajudem vocês a criarem momentos ainda mais especiais!
Beijinhos,
Tarsis