Hey Ladies!
Hoje quero falar com vocês sobre as bonecas de pano! Para quem já conhece nossa história, sabe que a empresa nasceu de uma boneca de pano que minha mãe, a Telma, resolveu fazer para mim depois de muito procurar e não encontrar nada dentro das suas expectativas. E por isso, esse brinquedo que atravessa séculos e séculos de presença no mundo, é tão importante para nós aqui.
Acontece que as bonecas de pano se tornam verdadeiras companheiras das crianças nas suas brincadeiras e passeios, ganham vida com a imaginação e viram até guardiãs de segredos. Mas, além de tudo isso, a boneca de pano tem um significado e traz um ensinamento ainda mais profundo no conto “Vasalisa, a Sabida” (contém spoilers do conto).
A primeira vez que li esse conto foi no livro “Mulheres que Correm com os Lobos” de Clarissa Pinkola Estés (muito bom por sinal e super recomendo a leitura). No conto a mãe de Vasalisa, em seu leito de morte, presenteia a filha com uma pequena – para não dizer minúscula – boneca de pano que tem as mesmas roupas de Vasalisa. A mãe ainda diz para a filha que sempre que ela precisar de ajuda, deve alimentar e pedir à boneca, que ela saberá o que fazer.
Depois de um tempo, o pai de Vasalisa se casa novamente com uma viúva que tinha duas filhas. A madrasta e as meias-irmãs de Vasalisa, sempre que estão longe da presença do pai, a maltratam muito. Um dia, planejam deixar o fogo da casa se apagar, forçando Vasalisa a ir à floresta buscar fogo com Baba Yaga, na esperança de que Baba Yaga a mate e assim se livrem dela.
Vasalisa parte pela floresta em direção à casa de Baba Yaga para buscar o fogo. Com as mãos no bolso, segurava a pequena boneca pedindo por ajuda. Cada vez que ela perguntava para onde ir, a boneca indicava o caminho, e Vasalisa seguia, confiando na boneca e no ensinamento da mãe. Após muitos momentos tensos, Vasalisa consegue chegar à casa de Baba Yaga e tem sucesso em sua jornada por causa da ajuda que teve da boneca.
No livro, Clarissa Pinkola destrincha todo o conto explicando o significado das personagens e passagens e adivinha o que representava a pequena boneca de pano? A intuição! O último ensinamento da mãe para Vasalisa foi: ouça sua intuição, perceba sua natureza e confie. Não é incrível como um conto tão antigo aborda um assunto tão profundo usando o símbolo da nossa querida boneca de pano?
E vou falar que ainda fiz uma reflexão como a mãe de Vasalisa deu para a filha a boneca no conto, assim como eu ganhei minha primeira boneca de pano da minha mãe e achei muito legal essa conexão hahaha. Então acho que toda mãe tem que dar esse ensinamento para a filha e claro, acompanhá-lo de uma boneca de pano também – que você pode escolher clicando aqui hahaha!
Elas são tradicionais, representam heranças culturais, ajudam na criatividade e desenvolvimento cognitivo, expressam amor e afeto por serem feitas à mão e ainda são lindas!!
Aqui, na Di Pano Paulista, cada boneca que criamos carrega um pouco dessa história, desse simbolismo e, claro, muito carinho e dedicação. Acreditamos que cada boneca de pano tem o poder de transmitir valores importantes e acompanhar as crianças em suas jornadas de descoberta, assim como a boneca de Vasalisa.
Então agora me conta: qual boneca você vai escolher?
Beijinhos,
Tarsis